Notícia ruim: não são só os alimentos que podem estar sabotando a sua dieta. Seus hábitos também podem colocar todos o esforço seja em vão. A notícia boa é que quanto antes você perceber o que há de errado, mais fácil vai ser se livrar logo do problema.
Veja se você se identifica com alguma das situações abaixo:
1. FICAR MUITO TEMPO SEM COMER
Mesmo que você não esteja com fome, faça um lanchinho a cada três horas. Pode ser uma fruta, três bolachas integrais, um iogurte, uma barrinha de cereal… Quando você fica muito tempo sem comer, seu corpo entra em estado de alerta: ele entende que você está passando por uma situação de risco e passa a economizar a energia disponível. Ou seja, você pode comer menos e, mesmo assim, engordar.
2. COMER NA FRENTE DA TV OU DO COMPUTADOR
Quando a gente está distraída, não percebe o quanto está comendo. Dica: em vez de levar o pacote de bolachas inteiro para o sofá, separe em um pratinho apenas a porção que deseja comer.
3. FAZER DIETAS MALUCAS
Não adianta nada passar dois dias em comer e depois se descontrolar e atacar toda a dispensa de guloseimas da sua casa. Assim, você não só recupera o que perdeu como ganha mais peso (mesma lógica do item 1). Para emagrecer, o segredo é sempre o mesmo: dieta balanceada (com um pouco de tudo – incluindo frutas e verduras) e sem exagerar na quantidade (se você tem dúvidas de como fazer isso, um nutricionista pode ajudar)
4. PULAR O CAFÉ DA MANHÃ
Além de chegar ao almoço morrendo de fome (com a tendência de atacar tudo o que vê pela frente), quem não come café da manhã costuma se sentir insatisfeita durante o dia todo. Desse jeito, vai ser mais difícil resistir às tentações, como um chocolate depois do almoço ou um pacote de pipoca na hora de ver um filme…
Nenhum comentário:
Postar um comentário